Blog – Lucas Leão

Linux

Aventuras no Opera 9.51

Opera9.51Opera9.51

Hoje resolvi testar o navegador Opera. Para que não conhece o Opera é um browser gratuito, porém não de código aberto com suporte a diversas plataformas: Windows,  Solaris Sparc, Solaris Intel, QNX, OS/2, MacOS, Linux x86_64, Linux Sparc, Linux PowerPC, Linux i386, FreeBSD i386, FreeBSD amd64, BeOS além ter versões para celulares, palms e smartphones. O opera pode ser baixado através do site do fabricante.

Comecei de forma simples, já havia usado o opera antes, mas depois que migrei para a versão 8.04 do ubuntu ainda não tinha instalado e tentado habilitar os plugins flash e java e a tradução para português do Brasil que na versão que eu usei no passado (acho que era a 9.0) era muito chata de configurar, pois tínhamos de baixar plugins,baixar arquivos de tradução criar links simbólicos…. enfim, muito chata. Resolvi então dar mais uma chance para ele.

Fui até o site  www.opera.com cliquei em download.

Depois em Opera Desktop, conforme figura abaixo

Opera Menu download

Opera Menu download

O site reconheceu, meu sistema operacional e minha distribuição (ubuntu 8.04) me indicando assim o download correto.

Conforme imagem abaixo:

Página de download Opera

Página de download Opera

Assim fiz o download do arquivo já foi um .deb,  próprio para ubuntu instalei facilmente e tive uma boa surpresa.

Ao abrir ele já detectou a lingua do meu sistema operacional(português), e herdou as configurações dos plugins (sun-java e adobe-flash versão 10-beta) que estavam funcionais no firefox 3. funcionando corretamente e no caso do plugin flash 10 beta sem qualquer instabilidade das que encontramos no firefox 3.

A aparência está moderna e bonita. Seu sistema de abas funciona de forma intuitiva, além de,  ao contrário do IE7, funcionar perfeitamente.

Acessei minha conta no Banco do Brasil, que precisa de java, youtube, vários portais, inseri este artigo no wordpress para ver se tudo funcionava bem. Até testei sites que têm problemas com o firefox como a obtenção de guias do INSS-DATAPREV para pessoa Jurídica e funcionou perfeitamente. Em muitos pontos parece estar mais estável que o firefox 3.

Conclusão: Vale apena tê-lo instalado e merece meu selo
Testado

Tagged ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*