Blog – Lucas Leão

Android

Adeus Nexus One. Na falta vou de Milestone

Nas últimas semanas me ocorreu uma sucessão de infortúnios. O primeiro deles foi que derrubei meu celular Nexus One e fui atacado pela lei de Murph. O telefone caiu e achou de bater exatamente no botao de liga/desliga… daí já sabe… ligar o telefone já era.


Entrei em contato com a HTC e me disseram que a garantia só vale no país de origem, como comprei nos EUA, dancei… levar para lá seria tão caro quanto pedir outro.
Pensei até em comprar outro, mas além do google não comercializá-lo mais diretamente, fiquei um pouco frustrado com a garantia HTC.

Tentei ainda fazer eu mesmo o conserto, mas vi que o problema era que o cabo flat no botão estava meio partido. Daí guardei meu brinquedinho para quando achar uma peça de reposição e alguém que saiba consertar.
Daí investiguei as opções existentes no Brasil e decidi comprar um Motorola milestone, afinal, depois de usar android no nexus one, este sistema operacional para mobiles me deixou fascinado e não pensava em comprar nada sem ele. Antes dele chegar estava um pouco ansioso, pois achava que estava fazendo um downgrade de celular, uma vez que o processador do nexus one é um arm snapdragon de 1 GHz enquanto o processador do milestone é de 550 MHz.

Me surpreendi com o brinquedinho da Motorola, está tão bem feito que em alguns momentos chego até a duvidar que ele só tem 550Mhz. Também concluí que nenhum teclado virtual substitui o teclado físico para operações com email, mensagens ou qualquer outra coisa em que se precise digitar muitas palavras. Como em meu Antigo Nexus One tinha android 2.1, tratei logo de fazer um upgrade no miletone que vem originalmente com Android 2.01. Foi relativamente fácil, exceto pelo fato de ter de usar um windows… Daí tive de arrumar um windows para viabilizar o processo. Ainda bem que isso só precisa ser feito algumas vezes,  pois não gostaria de ter windows como meu sistema operacional do dia a dia.

E aquela velha chateação…

  1. Instalar Os drivers (Baixei deste Link)
  2. Instalar o software Motorola Software Update (Baixei deste Link). A única Observação é que comprei a versão Retail-br(aquela vendida nas lojas sem intermediação de operadoras) e aí tive de informar isto antes de baixar e não sei dizer se há alguma diferença … Se quiserem ver as escolhas cliquem aqui
  3. Daí foi só rodar o sistema e mandar verificar se existem updates para o meu telefone…. Tudo funcionou direitinho para mim.(existe outra maneira de fazer usando o update direto da ROM explicarei em outro post)

Pedi para usar o computador de um amigo só para rodar esse software da Motorola que de pronto me fez o update automaticamente(quem não tiver banda larga terá de ter paciência pois o software baixa a ROM antes de iniciar a atualização).

Daí o celular fez o update no android e migrou para a versão 2.1, que eu já estava acostumado, pois era a que tinha no meu Nexus One.

Acho muito legal navegar com ele, já que posso optar por usar ou não o teclado físico e quando o faço posso usar a tela toda na posição horizontal, o que não acontece quando usamos o teclado virtual que sempre toma uma boa parte da tela.

Estou muito satisfeito com o processo só sinto falta de ter acesso à conta de root do android, para instalar o wifi-tether, mas este processo detalho em outro post.

11 thoughts on “Adeus Nexus One. Na falta vou de Milestone

  1. mgtman

    Lucas, agora que vc conhece os dois, qual considera melhor em termos de facilidade e qualidade de uso e não simplesmente de specs? (pois o Nexus One obviamente ganha nesse quesito).

  2. mgtman

    Lucas, agora que conheces os dois, qual realmente é o melhor no uso do dia-a-dia, e não simplesmente comparando as specs?

  3. Lucas Leao Autor

    É até difícil de responder e não necessariamente todos compartilharão com ela, mas vamos lá: A usabilidade do milestone é infinitamente melhor graças ao teclado físico, porém ele é mais pesado que o nexus one, o que chega a incomodar às vezes. Em termos de navegação de internet o nexus one é legal pois devido ao seu processamento maior as páginas renderizam melhor, principalmente quando usamos o recurso de ampliar e minimizar, herdado do iphone.
    Se você estiver navegando apenas através dos cliques, sem digitar nada o nexus one é melhor, mas na hora de digitar ganha o milestone.
    Para assistir vídeos, o milestone às vezes possui delays, enquanto no nexus one fica impecável. O som dos autofalantes do milestone têm infinitamente mais qualidade e potência se comparados aos no nexus one, que às vezes não o ouvia tocar quando ele estava dentro da capa que vem com ele.
    Resumindo, o Telefone ideal para mim seria um nexus one com um teclado físico semelhante ao do milestone e mais potência nos autofalantes…
    Espero ter sido bastante claro, permitindo que todos tirem suas próprias conclusões…

  4. Leonardo

    po estou muuuuuuuuito na duvida dos 2, vou comprar nos eua, frete gratis pro brasil e to qrendo me aprofundar nos conceitos de cada um…
    qro saber o motorola é lerdo, incomoda? o nexus é mt mais rapido?
    tambem se a tela tem uma definicao e brilho no nexus mt maior e a do motorola seja ruim….
    bom de navegar no motorola, entrar em sites, msn?
    se o nexus ablita mt mais coisas devido ao sistema 2.1….
    essas coisas mt obrigado…

  5. Leonardo

    Gostaria de saber tambem se posso botar um gps q nao seja o google maps q nao precise estar conectado…
    e qual me recomenda, tenho 14 anos, qro jogar, entrar na wifi, sites, msn, gps, filmes, videos, musica,msg essas coisa, ter app lgls……………

  6. Lucas Leao Autor

    Acho o brilho bem parecido. A velocidade do nexus é sim mais rápida. O motorola vc pode fazer o upgrade para 2.1 também. O Milestone incomoda pelo peso, mas a navegação fica mais confortável pela existência do teclado físico e que quando vc o usa fica com a tela toda só para navegação sem ter de perder uma parte dela para o teclado quando estiver digitando

  7. arthur

    cara.. vou te ensinar a ligar o seu nexus one:
    pluga ele na tomada e vê se a luz de carregamento acende.. dai vc fica tirando e colocando a bateria.. ele deve ligar +- na 3a vez q vc coloca a bateria. Dai, para não precisar mais usar o botão liga/desliga para destravar a tela, vc pode usar qlq um dos app:
    ** NoLock – esse aqui ele só n deixa a tela bloquear, mas a tela desliga depois do tempo q vc determinar
    ** Widget Locker – esse aqui vc pode mudar o botão de destravamento de tela pra Trackball, dai vc n precisa mais usar o botão liga/desliga.

    volta a usar o nexus one pq eh mto melhor 🙂

  8. Lucas Leao Autor

    Eu já sabia disto, tanto que usei esta técnica para atualizá-lo para froyo. O problema é que sem o botão não dá para “rootear” o celular e assim instalar os aplicativos que dependem disto. Sem os aplicativos não dá para ficar com a tela ligada o tempo todo, não há bateria que dẽ.

    Mas consegui uma empresa de são paulo que trocou o cabo. E o meu nexus one já está de volta.

  9. Fábio

    Meu Nexus One está com o mesmo problema, o botão de liga/desliga/desbloquear não está funcionando direito, também acho que é o cabo flat…
    Você poderia passar os dados da empresa que consertou seu telefone? E-mail, endereço, sei lá… Procurei em todo lugar e ninguém conseguiu resolver esse problema.

    E o valor?! Ficou muito caro?!

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*