Blog – Lucas Leão

Android

Android Froyo no Milestone

Depois de cansar de esperar a Motorola fazer o upgrade  milestone para o Android 2.2(Froyo) resolvi ir para as roms alternativas que são as versões desenvolvidas pela comunidade. Acho que se a Motorola não está disposta a fazer as coisas rapidamente devia ao menos apoiar a comunidade e documentar como fazê-lo, bem mas filosofias à parte vamos ao que realmente interessa…

DETALHE: O PROCESSO QUE DESCREVEREI A SEGUIR FUNCIONOU EM MEU MILESTONE E DE MAIS DOIS AMIGOS, EXATAMENTE CONFORME DESCRITO, PORÉM NÃO ME RESPONSABILIZO PELO QUE POSSA ACONTECER AO SEU TELEFONE, JÁ QUE ESTE NÃO É UM PROCEDIMENTO OFICIAL, PORTANTO É FAÇA POR SUA CONTA E RISCO, OU ESPERE QUE MOTOROLA LANCE O UPDATE OFICIAL.

Inicialmente tive de ler diversos fóruns e baixar dezenas de arquivos até conseguir a combinação correta e entender para que cada um funciona, vamos resumir os passos :

[ATUALIZADO EM 05 JAN 2011]

  1. Baixar os arquivos necessários
  2. Rodar ROOTKIT(Para ter acesso a root)
  3. Trocar o sistema de carga do update, para permitir uma ROM não assinada pela Motorola
  4. Carregar a nova ROM
  5. Colocar os apps do GOOGLE

1 – Baixar os arquivos necessários(em um lugar que você consiga achar depois, é claro 🙂  )

  • Programa de rootkit() (clique aqui para download) ~331KB. Este Programa serve para que possamos executar a instalação de alguns aplicativos que não são permitidos a usuários comuns
  • Drivers Windows(32 Bits e 64 Bits) ~6,3MB necessários para o processo.
  • Aplicativo para  Windows ~4.4MB  e para Linux ~ 24KB, destinado a carregar arquivos .sbf para o celular
  • Aplicativo que permite carga não assinada pela Motorola e para carregar os aplicativos Google (Clique aqui)~20MB. é provável que você tenha que fazer um cadastro para poder baixar este arquivo aqui. Clique em register
  • Imagem Cyanogen Mod 6.1.2 (clique aqui) ..~87MB (ATUALIZADO ESSA VERSÃO ESTÁ TESTADA, MAS SEMPRE OBSERVE  ESTE LINK PARA O SITE DO DESENVOLVEDOR PARA VERIFICAR SE HÁ UMA NOVA VERSÃO)
  • Programas Google (Link1 e Mirror) ~18MB (NÃO FOI MAIS NESSESSÁRIA, POIS NESTA VERSÃO JÁ VÊM OS APLICATIVOS DO GOOGLE, MAS FICA AQUI O LINK PARA CASO REMOVAM EM ALGUMA VERSÃO POSTERIOR)

Uma vez tudo baixado vamos à brincadeira…..

  1. Caso você já possua acesso à root, vá ao passo 2. Caso contrário instale o aplicativo Universal AndRoot (UniversalAndroot_1.6.1.apk) que deve ser copiado para o celular executado diretamente nele através de algum navegador de arquivos que pode ser encontrado no Android Market(sugiro um que pode ser encontrado buscando “estrongs” no Market e instalando o file explorer ). Você deve habilitar outras fontes de instalação. Vá(no celular) em Configurações > Aplicativos e marque a opção “Fontes Desconhecidas” . Para facilitar sua vida se seu celular estiver com acesso à net acesse meu blog e execute o primeiro download, indicado aqui no blog, através do próprio celular. Após o Download concluído, vá na área de notificação e clique para instalar o aplicativo.

  2. Inicialmente você tem de colocar o seu celular android em modo de depuração USB, para isso vá em Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento e habilite Depuração USB. Conecte o celular na porta USB com o cabo de dados, aguarde que seja montado.
  3. Vá ao local em que baixou os arquivos acima indicados e descompacte o arquivo openrecovery1_46.zip  dentro da pasta open146, que é gerada após a descompactação, há um arquivo chamado vulnerable_recovery.sbf,  outro chamado update .zip e uma pasta OpenRecovery. Coloque update.zip e a pasta OpenRecovery na raiz do cartão de memória do celular que neste momento se encontra devidamente montado em seu computador. Guarde vulnerable_recovery.sbf.
  4. Copie o arquivo update-cm-6.1.2-0.07-11.01.28-Milestone-signed.zip e gapps-hdpi-20101114-signed.zip(NÃO NECESSÁRIO A PARTIR DAS NOVAS VERSÕES QUE JÁ VÊM COM OS APLICATIVOS DO GOOGLE) para a pasta updates dentro de OpenRecovery (a mesma criada no passo 2) no cartão de memória do celular.
  5. Se você usa Linux, vá ao passo 7, Agora se você estiver em um windows, descompacte os drivers contidos no arquivo USB_Drivers_bit_4.7.1.zip no computador e terás um executável Motorola_Mobile_Drivers_4.7.1_MotoConnect_1.1.31.exe, execute-o para instalar os drivers para o celular. Dependendo da versão de Windows que vc usar ele pedirá para reiniciar o computador(Se for Windows Xp, sim).
  6. Após o computador ter reiniciado desplugue e plugue o celular novamente no computador, no caso do windows ele ativará todos os drivers recentemente instalados, daí instale o RSDLite4.6.msi. Abra o aplicativo, verifique se está reconhecendo o telefone, caso contrário desplugue e plugue novamente e se estiver usando windows 7 ou XP sem ser administrador, localize SDL.exe clique com o botão direito e selecione a opção: Executar como Administrador. Uma vez reconhecido, localize através do RSDlite  o vulnerable_recovery.sbf e espere até o aplicativo liberar a saída. Ele reiniciará algumas vezes o celular até que liberará para que você possa fechar o aplicativo. Seja paciente e espere até que esteja escrito “Finished e PASS” na tabela do RSD Lite. Vá ao passo 8.
  7. Para o caso do Linux(atualizado com créditos para hades_ardido@hotmail.com, que homologou este passo ), deslique o telefone, descompacte sbf_flash.zip no mesmo diretório onde guardou vulnerable_recovery.sbf , depois dê permissão de execução para sbf_flash ( no terminal,  chmod 755).  Deligue o celular. Ligue-o segurando a tecla para cima do D-Pad, vai aparecer uma tela preta com algumas linhas de texto escritas…. Depois vá, em seu computador, ao referido diretório e , no terminal, digite  “sudo ./sbf_flash vulnerable_recovery.sbf ” aguarde até a conclusão com reboot.
  8. Desplugue e a partir de agora os procedimentos serão executados com o celular desplugado.
  9. Desligue seu aparelho, caso ainda não o tenha feito.
  10. Segure a tecla X do teclado físico  e ligue o aparelho. Segure X  até aparecer o famoso triângulo. Solte o botão X feche o teclado físico.
  11. Quando o triângulo aparecer, pode soltar o botão X. Agora, pressione, ao mesmo tempo, o “Volume up” (botão de aumentar o volume) e o botão da câmera. Irá aparecer um menu na tela do seu Milestone. Usando o PAD(direcional) do teclado físico Selecione a opção apply sdcard:update.zip e com o mesmo pad clique no centro no botão para executar
  12. Aparecerá um novo menu agora do aplicativo OpenRecovery. Um a um execute as 3 opções de Wipe, use o pad( direcional ) do teclado físico para mover a seleção no menu e clique no meio dele para executar. Em WIPE DATA / FACTORY RESET escolha a opção yes.
  13. Após os wipes, escolha a opção Apply Update. Aparecerão opções, escolha update-cm-6.1.2-0.07-11.01.28-Milestone-signed.zip  e depois escolha “yes”.
  14. Execute novamente  agora na opção  escolha gapps-hdpi-20101114-signed.zip (NÃO MAIS NECESSÁRIO QUANDO A 6.1.2 FOI LANÇADA, MAS  NO FUTURO COM SAÍDA DE ALGUMA VERSÃO DO CYANOGEN QUE NÃO TENHA OS APLICATIVOS DO GOOGLE USE ESTA OPÇÃO)
  15. Escolha a opção go-back e depois a de reboot System. Quando o celular reiniciar você já deverá ter o android 2.2 instalado no sistema.

Depois de tudo instalado resolvi testar exaustivamente para ver o que aconteceu. Saí testando item por ítem e observei que o sistema está extremamente mais rápido(ponto para cyanogen). O único problema que pude observar foi que a qualidade da camera não está 100% ainda mas de resto todas as funcionalidades parecem estar funcionando bem.[ATUALIZADO: A IMAGEM MELHOROU BASTANTE, AINDA NÃO ESTÁ 100% MAS ESTÁ BEM MELHOR QUE A USADA NO POST ORIGINAL QUE ERA RC4]

Como ele instala os aplicativos google embutidos e observando que boa parte dos aplicativos google foram lançados no Android Market, resolvi reinstalar todos através do Market, assim quando eles forem atualizados receberei a notificação, pois constará que eu os tenho(gmail, google maps, youtube… enfim todos os produzidos por google inc.)

Notei que o celular ficar ainda melhor precisaria de um pouco mais de processamento(isto não é obrigatório) daí fui à net novamente e instalei  o milestone overclock( acesse este post através do celular e clique aqui ) se estiver no computador use os conhecimento adquiridos(já que conseguiu chegar até aqui) e copie o arquivo para o celular e execute a instalação lá. Rode o programa, aconselho rodar somente à 800MHz, é suficiente e não força muito o celular.

24 thoughts on “Android Froyo no Milestone

  1. hades_ardido

    No linux o passo 6 funciona da seguinte maneira:

    Deligue o celular
    Ligue-o segurando a tecla para cima do D-Pad.
    Quando ele ligar execute:
    ./sbf_flash open146/vulnerable_recovery.sbf

    Outra questão é que para aparecer o triangulo invés de liga-lo segurando X tive que liga-lo segurando o botão da camera.

    O restante funcionou e estou com o Cyanogen no meu milestone…

    Valeu cara

  2. Lucas Leao Autor

    Cara aqui é um A853. E sobre a camera, como eu falei no tutorial, ela funciona, porém a qualidade foi reduzida. Isso deve se resolver quando a Motorola publicar a versão oficial ou resolver interagir com a comunidade liberando o código dos drivers. Mas acho que o custo benefício é positivo em relação as melhorias nesta nova versão.

  3. otubo

    Fiz no Linux e funcionou direitinho. Só é meio chato fazer o Milestone ir pro bootloader. Pluga o cabo, desliga, segura volume up e power. Acho que foi isso. 🙂

  4. Luiz Agostinho

    Opa Dr. Lucas,

    Cara, eu acabei de atualizar o meu pelo mod do ShadowBR, ficou muito bom! Até agora os testes estão 100%!

    Ah! Fiz a instalação pelo Ubuntu 10.04 versão 32 bits! Foi tranquilo! Depois que reiniciou tive que pressionar o botão da câmera ao invés do X do teclado!

    Abraço!

  5. Pingback: Luiz (fl0cker) Blog » Milestone atualizado com o ShadowMOD-BR

  6. Juliano

    Galera, atualizei aqui e está tudo ok, MENOS o telefone, digo, NAO ACHA a REDE da VIVO!
    moro no interior, 3g aqui é novidade e só no centro!!!
    Alguem tem alguma luz?

  7. Celso

    É realmente necessário o Open Recovery?

    Pergunto porque não quero salvar nada do celular posso apagar tudo.
    Obrigado

  8. Danilo

    Cara, parabéns pela iniciativa!!! excelente tutorial.
    Tenho uma duvida, o meu milestone é retail, comprei ele na fast shop, se eu fizer essa atualização, quando a motorola lançar a versão oficial do 2.2 eu vou conseguir atualizar pelo software “motorola software update” e ter a versão oficial?? Abraços e parabéns.

  9. Lucas Leao Autor

    Cara, quando a motorola lançar o update vc pode subir o .sbf da imagem e ficar com a versão atual. O problema reside na garantia do equipamento que, em caso de imagem não oficial, eles se recusarão a fazer qualquer conserto.
    Quanto a ser retail, não há problema já fiz o procedimento em todos os telefones claro,vivo,Tim,retail

  10. danilo

    Fiz como o tutorial mostra e funcionou perfeitamente. fiz um overclock para 650 pois estava comendo a bateria em 800.
    O aparelho era retail ( comprei na fast shop ) ficou show de bola, muito mais rápido. VALEU e PARABENS!!!

  11. Alvaro Assis

    Bom dia amigos,

    Segui este tutorial para instalar a versão Release Candidate 5 e agora saiu uma versão mais nova, de 08/12/10, aí vem a pergunta:

    Preciso apagar tudo de novo ou apenas posso mandar ele aplicar o update da nova versão???

  12. Lucas Leao Autor

    Eu apenas trocaria a rom pela mais nova. Se vc usa síncronos de contatos e backup de aplicativos. Não vai perder nada. É só substituir o .zip no tutorial. Não precisa mais instalar nada. Mantenha o update.zip no cartão sd e copie a nova rom para a pasta indicada conforme o tutorial, daí é só seguir os passos normalmente.

  13. Lucas Leao Autor

    Fiz tanto em bloqueados quanto em desbloqueados. Fiz especificamente em : retail-Br , vivo bloqueado, vivo desbloqueado, tim desbloqueado. Desta forma creio que funciona em todos…

  14. khristian

    Consegui bootar no OpenRecovery, mas quero fazer um backup antes. Então fui no apply update.zip->nandroid->backup->full-> …. e demora um monte. Nunca sai do “devtree: dumping…”.
    Aí tirei a bateria para reiniciar, e não deu problema. Reiniciei no openrecovery e tentei fazer backup seletivo, que foi bem rápido. O que preciso salvar para restaurar a imagem atual do android (2.1) q eu tenho?

  15. khristian

    Consegui instalar tranquilo aqui. Fiz o backup de um item por vez no nandroid e pus todos na mesma pasta depois.
    Instalei também o apk de overclock e o Launcher do Froyo (original). Muito bom! Valeu pelas dicas 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


Warning: Unknown: open(/home/lucasleao/tmp/sess_2keb24hkk9lcfncof3p5lpft35, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/home/lucasleao/tmp) in Unknown on line 0