Blog – Lucas Leão

Tecnologia

Minicurso de Migração para Software Livre

latinowarebanner

Após um trabalho feito com sucesso na prefeitura de Arapiraca, cidade do interior de Alagoas com cerca de 200 mil habitantes, ministrarei um minicurso sobre a implantação de software livres em órgãos públicos. Sabemos que todas as fórmulas precisam ser adaptadas para cada realidade, mas procurarei enfatizar os desafios comuns que devem ser superados pelos gestores e dicas de como fazer associadas a um case de sucesso. Este minicurso mostrará  o que exatamente existe de dificuldade em migrar uma organização complexa e diversa como uma Prefeitura de Médio porte com um parque computacional de cerca de 1000 estações de trabalho com um crescimento previsto  para mais  de 1500  estações em 2009.

Quebraremos mitos como o do TCO – Custo total de propriedade e muniremos os participantes de documentação,  distribuição Linux adaptada e customizada, termos de referência para capacitações, termos de referência para aquisições de software e hardware.

Este minicurso fará parte da grade de atrações do LATINOWARE que  acontecerá nos dias 30,31 de outubro e 1 de novembro em Foz do Iguaçu Paraná onde haverá também, como parte do evento, o 1º Encontro 4CMBR – Comunidade, Conhecimento, Compartilhamento e Colaboração dos Municípios Brasileiros.

O convite foi feito pela gerência de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento. Desde o Inicio da gestão do prefeito Luciano Barbosa, inúmeras vezes,  Arapiraca tem trabalhado em parceria com o Governo Federal.  Investido fortemente no uso de Tecnologias Livres, o município atingiu a marca de 90% (cerca de 800 desktops) migrados, o que tornou Arapiraca uma referência Nacional neste setor.

O evento contará também com a participação de orgãos financiadores de projetos de informatização de municípios, o que o torna uma boa opção para gestores que, como eu,  desejem acelerar a modernização de seu parque computacional.

O Minicurso

Migrando uma prefeitura para software livre. Como fazer.

O curso é voltado a gestores públicos e profissionais da área de TI interessados em saber quais os passos necessários e as dificuldades que encontrarão para migrar uma prefeitura ou qualquer outro orgão público para software livre.
No curso abordaremos tecnicas de migração, quais aplicativos utilizar, onde migrar e onde ainda não é possível. Forneceremos documentação necessária, apostilas DVD com distribuição customizada com as principais necessidades.

Tagged ,

2 thoughts on “Minicurso de Migração para Software Livre

  1. VANDERLEY

    Caro Lucas,
    É possível adquirir o material disponibilizado no minicurso? Você diz o valor e eu deposito pra você.

    Um abraço.

  2. Lucas Leao Autor

    Todo o material do meu minicurso vai ser disponibilizado gratuitamente aqui em meu blog. A ISO vai ser disponibilizada no portal do software publico do governo federal.

    A partiticipação no minicurso seria interassante pois possivelmente abordaremos temas não cobertos no material, mas me comprometo a atualizar o material com todas as sugestões e debates

    Todos os links colocarei aqui logo que acabar o evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*