Blog – Lucas Leão

Interessantes

Kinect e suas Pontencialidades

O Kinect (Anteriormente chamado de “Project Natal”) é o nome de um projeto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração Xbox 360, que tem ainda como colaboradora a empresa Prime Sense. O projeto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo.

Defeitos: Um pouco antes do seu lançamento, vazou na internet que o sensor estava com problemas de sincronizar jogadores afro-descendentes, mas o problema foi corrigido antes do lançamento. Também o sensor necessita de uma distancia entre o jogador e o sensor de no minímo 2 metros, e isso está causando um pouco de dor de cabeça para certos jogadores que não possui o espaço na sua sala ou até mesmo no seu quarto.

Potencialidades

A PrimeSense, a empresa responsável pela tecnologia da câmera reconhecedora de movimentos do Kinect (Microsoft), em colaboração com Willow Garage e Side-Kick, publicou o driver oficial do Kinect para Windows e GNU/Linux (eles suportam Ubuntu 10.10). O trabalho está baseado no código anterior de programadores independentes e agora conta com a aprovação dos desenvolvedores originais. O driver permite aceso ao vídeo, áudio e sensor de profundidade, assim como o suporte completo à API conhecida como OpenNI (open natural interaction).

Aí começa a brincadeira…. Com drivers opensource o céu será o limite, podendo até mesmo permitir a utilização da API de movimentos com as câmeras de notebooks, além do dispositivo é claro,  conforme pode-se observar em   videos encontrados na web.

Assistir este vídeos deve dar a vocês tantas ideias quanto deram a mim, poder  controlar  dispositivos através de movimentos deixa eu listar apenas algumas que tive:

  • Controlar a TV por movimentos(baixar volume, desligar e passar  de canal movendo as mãos para cima e para baixo, por exemplo)
  • Desenhar
  • Controlar o gerenciador de arquivos e aplicativos através de movimentos
  • Várias aplicações de medicina, como por exemplo  para os médicos poderem operar o que querem ver em um tomógrafo.

Está tudo muito recente ainda, mas enfim o céu é o limite…

Permite até mesmo imbecilidades como esta:

Mas espero que a humanidade faça melhor uso da ferramenta….. Como por exemplo uma forma menos entediante que uma academia para nós malharmos e perdermos a incômoda barriga de chopp  🙂 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*