Blog – Lucas Leão

Interessantes

Wikileaks e Liberdade de Expressão.

Muito se tem lido por aí sobre Julian Paul Assange, jornalista e ciberativista australiano, mais conhecido por encabeçar o WikiLeaks, um wiki de denúncias e vazamento de informações que tem exposto principalmente diplomatas à situações desconfortáveis, porém os objetivos do wikileaks são ainda bastante obscuros em um mundo capitalista como o nosso, já que a verdade é manipulada o tempo todo pela imprensa que sob a bandeira da “liberdade de expressão” , que muitas vezes também cerceia direitos de defesa e condena através de pré-julgamentos e suposições.

Todos devem ser responsabilizados por aquilo que for inverídico e traga prejuízos a quem for inocente, sem que haja retratação pública para ao menos amenizar os danos causados. Tudo que está lá, no wikileaks, deve ser investigado, mas sem a comoção pública pela pessoa de Julian Assange, que pode estar sendo injustiçado ou não pelas acusações de crimes sexuais. Pessoas usando máscaras e camisas com a foto dele, talvez seja um tiro que pode sair pela culatra, já que se for provado que ele seja realmente culpado dos crimes sexuais, o crédito do wikileaks estaria comprometido. O ônus ou o bônus de tudo isso deve ser dado pela comprovação de realidade do que está lá e atribuído à entidade.

Fatos deploráveis aconteceram que mostram truculência e pré-julgamento recíprocos como a posição de empresas como Amazon(que tirou o wikileaks de seus servidores) e do Paypal, visa e mastercard que cortaram doações à organização) , sem falar na posição dos hackers que derrubaram os serviços das empresas sem se preocupar com os lojistas e pessoas que estavam sendo prejudicados.

Temos que ser prudentes com a liberdade de expressão, para que ela não se volte contra nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*