Blog – Lucas Leão

Interessantes

Tráfego Mundial de Navegação na Internet

Tráfego de Navegação de Internet – Sistemas Operacionais

Tráfego de Navegação de Internet – Browsers

Fonte: Net Applications

Observando os gráficos de tráfego de navegação de internet no mundo podemos ver o perfil de quem usa internet no mundo, e principalmente observar o que está mudando.

Quando focamos em sistemas operacionais ainda há a hegemonia massacrante, 89,7%, da Microsoft com seu Windows(isso deve incluir também o tráfego de vírus, trojans e afins que usam a web de seus hospedeiros 🙂 ) , mas a subida do ios, usado em iphones, ipads, ipods e apple tvs também fica bastante visível com seus 2%. Acredito que essa tendência de subida do uso de dispositivos móveis tende a se acentuar e possivelmente outros players aparecerão com força; o android, já tem 0,49% e sua nova versão 3.0 para tablets deve aumentar sua participação.
Uma tendência fica clara: A gradual substituição do desktop pelo dispositivo móvel  como meio preferencial de acesso à web, que se acentuará com o barateamento dos smartphones, tablets e  pacotes de dados. O número de acessos à web será muito maior via dispositivos móveis e a hegemonia do windows diminuirá significativamente já que a Microsoft não consegue emplacar o windows phone, deixando o mercado mais segmentado e competitivo, abrindo espaço para inovação e novos players.

No que diz respeito à browsers os últimos bugs do Internet Explorer, antes tão dominante quanto o windows, gerou uma debandada que beneficiou o Firefox(Navegador da Mozilla, 22,75% ) e o Chrome (Navegador do Google, 10,70%). A insatisfação dos usuários windows com o Internet Explorer está evidente e tende a ampliar sua queda nas estatísticas, mesmo com as constantes tentativas da Microsoft de repaginá-lo  através de novas versões. A necessidade de competição aguçou a criatividade dos programadores do Internet Explorer, que constantemente têm aprimorado a ferramenta, mostrando à todos a importância da diversidade.

Estamos caminhando para uma nova era onde o acesso à web virá de diversas fontes e não somente do desktop. Os dispositivos móveis parecem ter quebrado  a resistência dos usuários em mudar o Sistema Operacional, já que a grande maioria sequer pensa no que está instalado no celular na hora de comprar, fazendo o correto que é se preocupar com suas funcionalidades e preço. Assim permitindo a entrada de novos players como Android e  webOs em seu dia a dia.

Tagged , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*