Blog – Lucas Leão

Software Livre

Arapirac-AL migra do I-EDUCAR para o E-CIDADE

Com a implantação do i-educar nós iniciamos o processo de informatização do controle acadêmico da secretaria de educação de Arapiraca. O sistema foi importante, pois nos retirou da estaca zero em termos de modernização com um custo de implantação acessível a nossa realidade.

Atingimos um grau de organização maior e enxergamos melhor e mais eficientemente os problemas existentes. Com a evolução da utilização e com uma percepção, agora otimizada, detectamos que o i-educar precisava de funcionalidades adicionais para atender a nossa realidade. Daí com uma parceria entre prefeitura e Universidade Federal de Alagoas começamos a mapear tudo o que tinha de ser aprimorado e ao nosso estilo de uso de software livre verificamos que estas funcionalidades já estavam implementadas no modulo de educação do e-cidade e então direcionamos nossa força de desenvolvimento para portar as informações de um para o outro e desenvolver apenas aquilo que não encontrássemos no e-cidade, como um portal para o aluno e outro para o professor.

A aceitação das novidades por parte da Secretaria de educação foi imediata, pois teríamos em tempo recorde o acréscimo de funcionalidades, agora desejadas por eles, inexistentes na versão atual do i-educar.

Para a prefeitura foi de vital importância o acesso ao código fonte do aplicativo, já que isto nos deu flexibilidade e independência, que estamos acostumados com o nosso histórico no uso de ferramentas livres, que nos permite parcerias como a que temos com a Universidade Federal de Alagoas  e de manter a maior parte dos nossos investimentos na região,  captando  mão de obra local e tendo o poder de redistribuir, quando finalizado, os nossos avanços através do Portal do Software Público devolvendo à comunidade aquilo que melhoramos no sistema.

Com o e-cidade podemos agora sonhar mais alto, integrar áreas existentes no software que estamos precisando informatizar. Tudo fica mais fácil e o ganho é maior, visto a quantidade de municípios que já estão utilizando. Mais ainda, o número de empresas que prestam serviços ao software e-cidade, na minha opinião o software mais completo para a administração pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*