Blog – Lucas Leão

Tecnologia

Bill Gates e Windows Xp, Aposentadoria Conjunta

Ferias Gates

No Último dia 27 de Junho, Bill Gates, sócio Fundador da Megacorporação de software “Microsoft”  anunciou sua aposentadoria, Gates disse que vai abandonar as funções executivas. Coincidentemente a Microsoft encerrou as vendas do windows XP, sistema Operacional mais usado da história, no dia 30 de Junho, é claro que para tentar obrigar a quem o utiliza a usar a nova versão o Windows VISTA que anda encalhado nas prateleiras.

Ideologias tecnológicas à parte, já que eu uso Linux e não sinto falta da época em que usava windows, Bill Gates e a Microsoft exerceram um papel fundamental na evolução da informática já que levaram os usuários comuns para o mundo dos bytes e conseguiram fazer com que eles trocassem  a máquina de escrever pelo computador.  A indústria do hardware não teria conseguido tal feito sem a ajuda de seus sistemas, uma vez que a tarefa de usar o computador teria de ser tão fácil quanto a de colocar e tirar uma folha de papel na máquina de escrever o que, diga-se de passagem, conseguiram com louvor. Quem fez uso das máquinas de escrever deve lembrar da dificuldade e dar o devido valor às atuais e miraculosas teclas “DEL” e “BACKSPACE”, isso sem falar nos amados “copiar e colar”. Definitivamente, não conseguimos mais viver sem tudo isso.

Se eles desenvolveram, compraram ou até furtaram os códigos que nos trazem estas maravilhas, isso não vem ao caso neste contexto. O mais importante é que tudo isto chegou a nós e fez com que eles guardassem seus lugares na história, além de muitos dólares na conta bancária.

Eu particularmente, acho que Jobs e a APPLE são muito mais geniais, porém Gates é mais empresário, nos trouxe uma relação de dependência para com seus produtos.

É hora de nós procurarmos alternativas a estes produtos e a estas pessoas. A diversidade traz as novidades em uma velocidade muito maior do que qualquer empresa ou pessoa, por mais rica, esforçada e genial que seja possa atingir. A cooperação traz a tona o conhecimento, a inteligência e a genialidade acumulados pela humanidade.

A guerra no sentido de concorrência é saudável e impulsionadora, principalmente para as empresas comerciais, pois faz  com que elas procurem ser mais eficientes e ofereçam produtos cada vez mais inteligentes e funcionais, já que só assim ultrapassarão a maior barreira que o comércio tem de vencer na mente dos consumidores: “A Relação Custo-Benefício“.

Devemos experimentar novas tecnologias ao invés de apenas atualizar as que usamos com novas versões. Outras mentes de outros desenvolvedores podem ter descoberto uma outra maneira de resolver nossos problemas e, talvez, de forma bem mais prática e barata.

Desta forma…. Boa Aposentadoria a eles (GATES e XP) e VIVA A DIVERSIDADE!

Tagged , , ,

One thought on “Bill Gates e Windows Xp, Aposentadoria Conjunta

  1. Charlles

    Além do Jobs ser mais inovador do que o Gates, o tempo deu oportunidade para que uma outra grande empresa surgisse com modelo diferente do seguido pelos dois: o Google.
    Basta ver o inédito acordo do Google com a Justiça brasileira. E que, numa forma simplista e comum de se analisar o mercado, seria tido como algo que a empresa deveria evitar a todo custo por não ter alternativas a não ser seguir os ditames esperados para o seu modelo de negócio (violar uma expectativa básica de seus clientes é abrir espaço para concorrentes que não têm a mesma obrigação de revelar os dados). A atitude do Google de permitir acesso a sua base de dados para investigações/suspeitas, e não apenas para casos de abuso fundamentados a partir de ordem judicial, pode muito bem afetar a sua imagem por contrariar uma das expectativas que se tem quanto à liberdade da Internet. O Google poderia ter insistido até as últimas conseqüências, alegando que a medida exigida afetaria os negócios da empresa, em vez de aceitar neste momento um acordo. A Microsoft há anos vem adotando práticas, no mínimo, questionáveis, mas que são defendidas por muitos como naturais e até imprescindíveis, já que o mercado supostamente necessita de proteções especiais quando certos interesses podem ser afetados. Quantas das decisões judiciais que livraram a Microsoft de penalidades se basearam nesse princípio?
    O Google pode não ser o modelo ideal de empresa ou uma Microsoft imaculada. Mas, quando comparado a esta, parece ter um modelo de negócio mais flexível aos interesses da sociedade. Certas ações da Microsoft são exemplos perfeitos de medidas apenas restritas aos interesses dos diretamente envolvidos em detrimento de todo o restante da sociedade.
    Cada passo na direção de novas alternativas viáveis irá derrubar a impressão de que o mercado é imutável no que se refere a certos princípios considerados intocáveis. A idéia de um mercado necessariamente merecedor de exceções “naturais” vai sendo minada quando vão existindo exemplos de empresas que não que precisam desse tipo de proteção para levar os seus negócios adiante. Espero que a comunidade do Software Livre seja cada vez mais bem-sucedida nas suas propostas. Então, num futuro não tão distante, a Microsoft será apenas um capítulo de uma história inicial já superada.
    Lucas, parabéns pelo blog.
    E sucesso na iniciativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*