Blog – Lucas Leão

Tecnologia

ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Estive nos dias 27 e 28 de outubro no “ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS E DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO” e relatarei aquilo que vi por lá:

Inicialmente como gestor municipal, acho louvável e parabenizo a iniciativa do ministério do planejamento em proporcionar informação sobre tecnologias e projetos na área de TI voltados aos municípios mantidos ou coordenados pela esfera federal federal para os municípios.

O ponto alto do evento foi o lançamento da ferramenta e-cidade, que é um conjunto de aplicativos integrados voltados a gestão municipal que a partir desta data se tornou uma software público.

Para aqueles que não sabem o que é um software público, vou tentar agora fazer uma pequena explanação:

Um software se torna público quando um desenvolvedor, seja pessoa física ou jurídica cede à sociedade os direitos de propriedade de seu sistema(com código fonte) e marcas relacionadas a ele.  Para um entendimento mais detalhado, bem como saber quais as ferramentas existentes hoje com esta característica aconselho uma visita ao site http://www.softwarepublico.gov.br. Admiro e incentivo  a coragem deste desenvolvedor em tomar tal decisão e apostar nesse novo modelo que acredito ser o futuro da indústria de software.

A carta que disponibilizou a solução para a sociedade foi assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e pelo diretor da empresa Debseller, desenvolvedora da solução, Paulo Ricardo da Silva. O sistema está disponível em www.softwarepublico.gov.br.

O e-cidade permite integrar áreas diversas do município como educação, controle de medicamentos, orçamento, finanças públicas, recursos humanos e também a área tributária. A solução possibilita gerir serviços que prestam atendimento ao cidadão ao gerar guias para pagamento bancário sem a necessidade de deslocamento, entre outras funcionalidades.

Várias outras apresentações sobre os mais variados temas, desde as  ferramentas contidas no portal, até linhas de financiamento e projetos existentes  existiram nas salas do centro de convenções Brasil XXI em Brasília. Tive a honra de participar de uma mesa onde o processo de informatização de Arapiraca-AL foi considerado um case de sucesso, juntamente com Piraí-RJ e Arraial do Cabo-RJ. Apresentei a outros gestores municipais o que  fixemos e como conseguimos, afinal é este espírito de cooperação que o evento pregou.

O evento coordenado pelo 4CMBR, do qual faço parte como comunidade e tentando ajudar da maneira que posso na coordenação, junto ao Luis Felipe e o Corinto Meffe, levou aos participantes palestras sobre BROFFICE, ieducar, inversalius e muitas outras ferramentas do portal, além  de  permitir a troca de experiências por parte dos gestores municipais de TI e a compreensão de nossa realidade por parte do governo federal permitindo assim que se criem políticas mais efetivas de apoio ao desenvolvimento dos municípios brasileiros

Conforme prometi em minha apresentação estou disponibilizando aqui o material do curso de migração para software livre que produzi para o latinoware 2008:

[download#5#image]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*