Blog – Lucas Leão

Educação

Educação Conectada. Aula de Informática vs Aula Informatizada.

Sempre sonhei ver a tecnologia aplicada na educação, cheguei a imaginar vários projetos que iam desde conteiners, com salas de casa computação conectados na internet via satélite circulando em regiões pobres, até salas de aula inteligentes … Mas isso é um assunto que abordarei em outro post, pois esse resolvi focar em conteúdo.

computerroom

Na minha época de ensino médio conteúdo era a “Enciclopédia Barsa”, que sempre achei tediosa e pouco prática. Mas hoje tudo é diferente, pois com a internet o mundo fica, literalmente, ao alcance de nossas mãos.

barsa

Sempre fui visionário neste setor, por volta de 1999, trabalhei como freelancer na construção de um site de conteúdo para as provas teóricas de trânsito. À principio segui o roteiro solicitado pelo cliente e criei o site com o conteúdo agrupado em tópicos com links apontando para eles. Quando terminei o cliente achou muito bom. Porém resolvi estudar e testar a eficácia do projeto. Achei chato. Havia criado uma versão melhorada de uma apostila, que não era capaz de me manter ali na tela do computador por muito tempo. Aquilo realmente me dava sono.

Entrei em contato com o cliente, perguntei se ele estava disposto a investir em algo melhor e ele disse que sim. Era tudo que eu queria ouvir, melhoraria o projeto e ainda ganharia uns trocados. Pensei que seria interessante fazer uma prova online, que fizesse uma pergunta por vez escolhida aleatoriamente em um banco de dados, oferecesse alternativas para resposta, permitisse a interação com o usuário e em caso de erro, mostrasse a resposta correta e criasse um link para o tópico do conteúdo. Assim o fiz. Consegui resolver o problema do tédio. Apesar de ter passado horas respondendo as questões e dimensionado mal o trabalho, os trocados não pagaram o tempo gasto, meu cliente ficou muito feliz. Alguns anos depois, para retirar minha habilitação, fiz a minha prova teórica de trânsito sem estudar mais nada, pois imaginem quantas questões respondi durante o processo de desenvolvimento. Descrevi este exemplo para mostrar que o importante em uma plataforma online não é só o conteúdo, mas também o método. Um não vive sem o outro.

Durante minha vida profissional, já fui apresentado a diversas plataformas de conteúdo, mas poucas tinham método e conteúdo juntos. Vale salientar que conteúdo envolve questões de direito autoral, que devem sempre ser cuidadosamente analisadas.

Sou fã da substituição do conceito escolar de “aula de informática” pelo de “aula informatizada”. No primeiro, os alunos vão à sala de computadores para aprender a usar o computador, isso deveria levar duas aulas, no máximo ). No segundo conceito, o aluno vai ter sua aula (história, geografia, matemática, português, etc) usando os recursos computacionais da antiga “sala de informática). Tomara que em um futuro próximo, todas as salas de aula sejam também salas de informática. Vale lembrar também que a aplicação desses conceitos passa, obrigatoriamente, pela requalificação dos professores, pois envolve uma nova metodologia de “Preparar a aula”.

As escolas têm repensar suas práticas de ensino, levando para o processo ensino/aprendizagem projetos que permitam o enriquecimento da troca de informações, pois através da internet podemos ter contato com o mundo.

Como por exemplo em aulas de história, estimularem os alunos a visitar museus eletrônicos, como o museu do Louvre, em Paris, o que dará mais veracidade aos fatos acontecidos. Existem inúmeros conteúdos que podem ser apresentados através da internet, como a criação do universo, dos planetas que constituem as galáxias, o sistema solar, movimento de rotação e translação Não faltam exemplos.

Seguindo o raciocínio de método e conteúdo vamos ao que interessa, indicar plataformas legais, lembrando que hoje em dia existem mais recursos computacionais a a internet está cada vez mais acessível.

KhanAcademy

Acesso gratuito, mantido pela Fundação Lemann – http://fundacaolemann.org.br

khan-academy

Mais detalhes aqui: https://pt.khanacademy.org/about

Essa plataforma é muito interessante, boa parte do conteúdo já está em português, achei tão legal que inscrevi, com um perfil de pai, minha filha de 8 anos. Eles conseguem filtrar automaticamente o conteúdo de acordo com a idade e a série. Ela adorou e em poucos minutos dominou a plataforma(observem o quanto estão obsoletas as aulas de informática). O cadastro é chato de fazer e deve ser feito pelos pais, mas depois é só alegria.

A fundação que mantém esse site tem propostas que deveriam ser aplicadas na educação pública: leia mais detalhes em http://fundacaolemann.org.br/o-que-fazemos/

Possui programa recompensa os acertos com pontos e medalhas fazendo com que o estudante possa ter uma coleção delas. Tudo acaba virando um jogo e, ao mesmo tempo, ajuda a fixar o conteúdo

Kuadro

Acesso gratuito

kuadro

http://kuadro.querobolsa.com.br

Esse possui conteúdo em multimídia, mas parece ser voltado ao ENEM e Vestibulares. segue exemplo:

Além de matemática dá dicas de física, química e biologia, e as dúvidas são respondidas online em salas de bate-papo. tem ferramentas de interação social onde o aluno pode postar a sua dúvida e alguém vai responder.

Uma equipe de desenvolvimento trabalha em uma outra plataforma de estudos. O que eles fizeram foi vasculhar a internet em busca de tudo que havia de graça para estudar para o Enem. Os professores selecionaram os melhores conteúdos e colocaram no site.

A iniciativa foi sensacional, o conteúdo da video aula é de causar inveja a muito professor. As Escolas poderiam facilmente, se ajustar  para incorporar estas novas tecnologias.

Scratch

scratch

Gratuito, O Scratch foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. Milhões de pessoas criam projetos com o Scratch em uma grande variedade de configurações, inclusive casas, escolas, museus, bibliotecas e centros comunitários. Tem boa parte traduzido em português, até mesmo os comandos….

Apresentação Oficial – Em Inglês…

http://scratch.mit.edu

Baseado no princípio que boa parte das maiores empresas do mundo lidam com tecnologia e que as que não lidam dependem dela. Acho fundamental a inclusão de noções de programação no currículo do ensino médio.

Minha filha de 8 anos é fã deste sistema online. Ele consegue, intuitivamente, ensinar lógica de programação de uma maneira fácil. Apenas encaixando peças.

SESI/SENAI – Portal do Conhecimento

Captura de Tela 2014-11-06 às 12.03.31

http://www.conteudoonline.net/

Cito esse apenas como um dos centenas de exemplos de sites baseados na plataforma MOODLE.

MOODLE

Muito útil como forma complementar de distribuição de conteúdo para o ensino presencial, é uma das principais plataformas de EAD – Ensino à Distância. Porém é somente a plataforma o conteúdo precisa ser inserido, a exemplo do que o SESI/SENAI fizeram.

 A informação está cada vez mais acessível através da internet e os gestores de escolas públicas e privadas precisam se reciclar e aproveitar melhor. As escolas privadas estão na frente nesta corrida, enquanto as públicas ainda estão, quando muito, na fase da “AULA DE INFORMÁTICA” e precisam chegar na “AULA INFORMATIZADA”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


Warning: Unknown: open(/home/lucasleao/tmp/sess_o0557sk2a2g1890ifc23ebpad6, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/home/lucasleao/tmp) in Unknown on line 0